Biblioteca Pio Vargas/José Álvares de Azevedo/ Jorge Braga


Olá  seguidores do blog, como vão vocês?


Hoje Falaremos sobre a Biblioteca Pública Pio Vargas. Localizada no centro cultural Marieta Telles na Praça Cívica , a biblioteca foi fundada em 1967 e possui um acervo com diversas obras. A biblioteca está dividida em três partes: A biblioteca Pio Vargas,a Biblioteca Braile Jose Álvares de Azevedo e a Gibiteca Jorge Braga.




Entrada da Biblioteca Pio Vargas


 A Biblioteca Pio vargas possui um acervo  de caráter mais generalista com obras de filosofia, religião, história, literatura, além de mapas, atlas, revistas, periódicos, jornais e etc..  Os usuários  que frequenta essa biblioteca são  em sua maioria concurseiros que estão sempre buscando um local para poderem estudar tranquilamente, mas também é frequentada pela comunidade em geral buscando materiais para estudo e  com isso, incentiva as práticas de leitura na comunidade.A biblioteca possui diversos projetos e serviços e dentre eles vale citar a biblioteca ambulante, criado em maio de 1998,  o projeto  leva livros para as regiões periféricas, possibilitando assim o acesso à informação.




Livros em Braile

 A Biblioteca Braile José Álvares de Azevedo , uma biblioteca que possui um acervo especializado em livros em braile, livros em fonte aumentada e materiais  com audiodescrição. Os usuários nessa biblioteca são pessoas que possuem um grau elevado de deficiência visual, além das pessoas que acompanham essas pessoas na utilização do espaço, normalmente parentes dos deficientes. Uma das dificuldades vivenciadas pela biblioteca é a questão de sua localização. Ela está localizada em uma área de difícil acesso, sendo que para chegar nela é necessário virar em muitos corredores e o piso não é táctil. Além disso a Praça Cívica foi revitalizada há pouco tempo, e essas mudanças fizeram alguns usuários encerrarem suas visitas, fora que a própria cidade de Goiânia não é nada acessível. 




Entrada da Gibiteca
 A Gibiteca Jorge Braga, uma das poucas Gibitecas do Brasil. Fundada em 22 de Setembro de 1994, a Gibiteca possui um acervo constituído de gibis e mangás de todos os gêneros e para todas as idades. A biblioteca é uma homenagem ao cartunista Jorge Braga e inclusive o espaço é lúdico, decorado com artes do próprio artista. O objetivo da Gibiteca é estimular a leitura e contação de histórias em crianças e adultos estimulando assim a imaginação das crianças.










E vocês? Conheciam alguma dessas bibliotecas? Ficou curioso sobre alguma dessas bibliotecas ?
Falaremos mais delas em nossas redes sociais, nos sigam lá @biblioemfoco.


Links úteis:
Biblioteca Pio Vargas- http://cultura.seduc.go.gov.br/unidade/biblioteca-estadual-pio-vargas/

Biblioteca Braile Jose Alvares de Azevedo- http://cultura.seduc.go.gov.br/gibiteca-jorge-braga/

Gibiteca Jorge Braga- http://cultura.seduc.go.gov.br/gibiteca-jorge-braga/

Comentários