Bibliotecas Escolares e sua importância.

No texto dessa semana, trataremos sobre as bibliotecas escolares infantis e sua importância.
      A educação, é um elemento essencial no processo de humanização do homem. A biblioteca é um dos principais auxiliadores nesse processo, principalmente na fase do desenvolvimento humano conhecida como infância. A criança ao entrar em contato com uma biblioteca nos primórdios do seu desenvolvimento acaba criando um gosto pela leitura, o que futuramente vai a ajudar a desenvolver suas capacidades de raciocínio e comunicação.
    Segundo Melo(2005) o contato com o livro possibilita desenvolvimento da linguagem, dos aspectos culturais e cognitivos da criança, pois mostra novos padrões de raciocínio estimulando a criatividade. Sendo assim, um dos principais objetivos da biblioteca é fazer com que a criança se desenvolva. Para isso, as bibliotecas escolares possuem livros e jogos que apresentem o mundo para a criança de forma didática.
    No entanto, as bibliotecas existentes nas escolas sempre foram retratadas como um local de castigo, onde o aluno indisciplinado era mandado para não atrapalhar o “bom andamento da aula” e com isso um espaço que deveria ser utilizado para ampliar o conhecimento, se torna meramente uma detenção. Em algumas escolas nem existem bibliotecas, apenas salas de leitura que possuem a mesma função, com a diferença de não precisar de um bibliotecário.

        Nos últimos anos, a biblioteconomia tem procurado cada vez mais reverter essa situação. Foi criada a Lei 12.244 que prevê que até 2020 todas as instituições de ensino tenham biblioteca com bibliotecário. Além disso, existe na Universidade Federal de Minas Gerais um grupo de estudos que desenvolve pesquisas sobre biblioteca escolar. Na Universidade Federal de Goiás, existe a Libris, uma biblioteca escolar modelo que até o momento tem sido bem recebida pelos alunos que passaram por lá. Falaremos mais sobre a Libris na próxima postagem, fiquem atentos.
Referência
Grupo de estudos em Biblioteca Escolar :

http://gebe.eci.ufmg.br/
MELO, Maurizeide Pessoa de; NEVES, Dulce Amélia de Brito Neves. A importância da Biblioteca Infantil. Biblionline UFPB, Pernambuco, v.1 n. 2, 2005.

Comentários