Biblioteca Escolar Modelo- LIBRIS

No texto de hoje, falaremos sobre a biblioteca escolar modelo situada no Laboratório do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca( LIBRIS).

O programa PROLER criado em 1992 pela Biblioteca Nacional, e organizado em comitês sendo um total de 80 comitês espalhados por todo o Brasil. O comitê sediado em Goiânia tem parceria com a Universidade Federal de Goiás desde 2002 e funciona na LIBRIS pertencente ao curso de biblioteconomia da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), além de agregar duas bibliotecas modelos, uma FIC e outra na Faculdade de Educação(FE) e uma biblioteca no Grande Hotel, um dos primeiros hotéis da capital que atualmente é um centro cultural,o comitê também possui um projeto de extensão que analisa a produção editorial para crianças e jovens do prêmio FNLIJ(Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil).
Tendo em vista a ausência a bibliotecas escolares na maioria das escolas da rede pública e particular do Brasil, a biblioteca modelo serve como espaço para a formação de alunos e como biblioteca para os alunos da creche UFG. Seu acervo é constituído por diversas obras de cunho infantil e jovem, além disso ela é aberta para os alunos da UFG e para a comunidade em geral. A ideia é mostrar como deveria ser uma biblioteca escolar, simulando desde o espaço físico, a catalogação usada, até as formas pedagógicas de trabalhar o assunto, demonstrando como seria se a biblioteca escolar integrasse totalmente ao espaço pedagógico da criança. 
O projeto atualmente funciona em período integral,de segunda à sexta, sendo a parte da manhã dedicada ao atendimento de crianças da creche UFG e de outros colégios da região. Na parte da tarde ela está aberta para toda a comunidade UFG. Recentemente foi aberto o cadastro para empréstimos, basta levar seu número de matrícula e fornecer telefone e e-mail e em poucos minutos você pode pegar emprestado qualquer livro. O acervo possui livros variados com histórias infantis,pequenos contos e quadrinhos. É possível também fazer doações a biblioteca, basta procurar uma das pessoas responsáveis pela biblioteca e deixar suas doações, os materiais serão catalogados e depois disponibilizados para os usuários. 
Aqui em embaixo estão algumas fotos do projeto, para mais informações acessem nossas outras redes sociais: Instagram: @biblioemfoco; Twitter: @biblioemfoco; Facebook: Biblioteconomia UFG ; Youtube: Biblio UFG.







Comentários